Novidades da Ciência

13 Mar 2024

Relationship between Insomnia and Pain in Patients with Chronic Orofacial Pain.

Resenha escrita por: DHANDARA ARAÚJO DE SOUSA
Estudo transversal investigou associações entre insônia e dor orofacial crônica (OFP) com uma amostra de 450 pacientes em uma clínica afiliada a uma universidade. O principal objetivo deste estudo foi quantificar a relação entre a sintomatologia de insônia…
29 Fev 2024

The bruxism screener (BruxScreen): Development, pilot testing and face validity

Resenha escrita por: Dyanne Medina Flores
Bruxismo é um tópico controverso e frequentemente discutido na odontologia. Isso levou a esforços internacionais recentes para alcançar um consenso e fornecer uma definição atualizada para uso clínico e de pesquisa.1,2 O conceito de bruxismo foi ampliado para…
05 Fev 2024

Temporomandibular Joint Disorders and the Eating Experience

Resenha escrita por: Luana Pinheiro Guerra Fontoura e Lívia Maria Sales Pinto Fiamengui
A característica musculoesquelética das Disfunções Temporomandibulares (DTM) pode influenciar o padrão alimentar do paciente1 e sua recíproca também parece ser verdadeira, uma vez que a nutrição representa um importante fator modificável no estilo de vida de desordens crônicas2,3.
18 Dez 2023

Injectable platelet-rich fibrin as treatment for temporomandibular joint osteoarthritis: A randomized controlled clinical trial

Resenha escrita por: Nathália Novaes
A osteoartrite da articulação temporomandibular (OA-ATM) é uma patologia causada pela redução da capacidade adaptativa da cartilagem articular associada a carga mecânica excessiva1. Para tratar essa condição, métodos como a artrocentese, um procedimento menos invasivo, têm sido utilizados…
29 Nov 2023

Remote physical examination for temporomandibular disorders

Resenha escrita por: Fernanda Pereira de Caxias
A pandemia da doença do coronavírus 2019 (COVID-19) trouxe mudanças profundas no mundo com a necessidade de distanciamento físico, incluindo nos atendimentos odontológicos, os quais demandam proximidade entre o dentista e paciente, causando prejuízos à assistência odontológica. Esse…
12 Nov 2023

The Effect of Photobiomodulation on Temporomandibular Pain and Functions in Patients With Temporomandibular Disorders: An Updated Systematic Review of the Current Randomized Controlled Trials

Resenha escrita por: Diogo Henrique Nakaie e Isabela Inoue Kussaba
As Disfunções Temporomandibulares (DTMs) são as condições mais prevalentes de dor orofacial de origem não dentária, envolvendo as articulações temporomandibulares (ATMs), músculos faciais ou ambos1. São condições de etiologia multifatorial e por vezes também requerem múltiplas estratégias de…
06 Abr 2023

Medications and addictive substances potentially inducing or attenuating sleep bruxism and/or awake bruxism

Resenha escrita por: Ressala Castro Souza e Carolina Morais Calil Gandara
Bruxismo é uma atividade muscular repetitiva da mandíbula caracterizada pelo apertar ou ranger dos dentes e/ou por travar ou impulsionar a mandíbula. O bruxismo apresenta duas manifestações circadianas distintas: pode ocorrer durante o sono – bruxismo do sono,…
31 Jan 2023

Transitioning to chronic temporomandibular disorder pain: A combination of patient vulnerabilities and iatrogenesis

Resenha escrita por: Franklin Teixeira e Lorena Pontes
O tratamento do paciente refratário, aquele que não é responsivo aos tratamentos disponíveis no manejo da dor, é um enorme desafio clínico. Esses indivíduos tornam-se pacientes com dor crônica, necessitando de um tratamento muito mais desafiador e complexo…
12 Dez 2022

Acute inflammatory response via neutrophil activation protects against the development of chronic pain

Resenha escrita por: Thayanne Brasil Barbosa Calcia
A dor crônica é um problema de saúde pública global, gerando altos gastos médicos, bem como incapacidade laboral. Segundo a International Association for the Study of Pain (IASP), ela é caracterizada pela presença de dor persistente ou recorrente…
03 Nov 2022

A systematic review of treatment for patients with burning mouth syndrome

Resenha escrita por: Cláudia Aparecida de Oliveira Machado
A Síndrome da Ardência Bucal (SAB) é uma dor orofacial idiopática com sensação de queimação ou disestesia intraoral e recorrência, sentida por mais de 2 horas por dia e por mais de 3 meses, sem lesões causais identificáveis,…
21 Set 2022

Effect of comorbid migraine on propranolol efficacy for painful TMD in a randomized controlled trial

Resenha escrita por: Adriana Lira e Ana Conte
A disfunção temporomandibular (DTM) muscular, diagnóstico mais frequente em indivíduos com DTM dolorosa,    é frequentemente acompanhada pela migrânea. Essas são, portanto, condições comórbidas em função da inervação e anatomia do nervo trigêmeo, bem como pela sensibilização central.…
18 Ago 2022

The human masseter muscle revisited: First description of its coronoid part

Resenha escrita por: Rodrigo Wendel dos Santos
Este foi um estudo anatômico para avaliar e descrever uma terceira parte do músculo masseter, descrita, no estudo, como  parte coronóide. O trabalho demonstrou, de forma consistente, uma terceira parte do músculo masseter que se origina na superfície…