O que estou estudando

Braz Campos Durso

Volume III Número XII - Publicação realizada em 19/10/2021

A literatura científica tem destacado que a sinalização recíproca entre células imunocompetentes no sistema nervoso central (SNC) atua como um fenômeno-chave sustentando os mecanismos de dor patológica e dor crônica. Vários estudos levaram a uma apreciação da sinalização bidirecional que ocorre entre os neurônios e uma série de células imuno-competitivas presentes no SNC, incluindo células da glia (micróglia, astrócitos e oligodendrócitos), células endoteliais, macrófagos perivasculares e células T infiltradas. Observa-se que o processo de excitabilidade neuronal pode ser aprimorado de forma intensa tanto pelos neurotransmissores clássicos derivados dos neurônios quanto por mediadores imunes que são liberados pela micróglia e astrócitos residentes no SNC, além de células infiltradas como as células T. Sabe-se agora que essas células são muito mais do que espectadores passivos ou componentes da matriz extracelular e demonstraram a capacidade de modular a neurotransmissão no SNC. Esse relacionamento pode ser mais bem descrito como a interface neuroimune.

Nessa área de conhecimento, a interface neuroimunológica na presença de DOR, estou desenvolvendo minha tese de doutorado na Faculdade São Leopoldo Mandic sob a orientação da professora Dra. Juliana Trindade Clemente Napimoga (livre-docente em Fisiologia e Biofísica pela Unicamp e coordenadora do programa de pós-graduação em Odontologia).

No trabalho que estou desenvolvendo um dos objetivos será o de demonstrar o efeito imunomodulador do trifluoromethoxphenyl-3-1(1-propionylpiperidine-4-yl)urea - TPPU - quando administrado por via oral no modelo de artrite induzida na articulação temporomandibular além de avaliar o seu efeito neuroprotetor na sensibilização do subnúcleo caudal induzido pela artrite na ATM. Este efeito será avaliado através da quantificação da expressão do RNAm de fatores de diferenciação do perfil de linfócitos T para Th1, Th2, Th17 e Treg através do método de Real-Time PCR no subnúcleo caudal do Trigêmeo, e da avaliação da co-localização dos receptores IL-10 e P2X7 nas células da glia (micróglia e astrócitos) por meio de imunofluorescência. Além disso, será realizada a análise histológica e quantificação do pannus inflamatório, também pelo método de Real-Time PCR e imunofluorescência nas ATM dos espécimes estudados.

Esperamos, assim, compreender melhor os processos envolvidos na cronificação da dor e novas maneiras de intervir terapeuticamente.

Braz Campos Durso,

Ubá – MG, é formado em Odontologia pela UFJF, especialista em Estomatologia pela UFRJ, mestre em Patologia Bucal pela FOB-USP e doutorando em Clínicas Odontológicas (área de concentração em Dor Orofacial) na Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic. Atualmente é professor do curso de Odontologia da UNIFAGOC (MG) sendo responsável pelas seguintes disciplinas: morfologia microscópica; processos patológicos gerais; farmacologia; e Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial.