O que estou estudando

Beatriz Amaral de Lima Netto

A trajetória acadêmica me instigou no início do ano de 2020, quando concluí minha especialização em ortodontia no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC - Bauru) e iniciei meus estudos no curso de atualização em Disfunção Temporomandibular (DTM) no Instituto de Ensino Odontológico (IEO). A especialidade de DTM e dor orofacial me cativou pela complexidade, plantando em mim a semente da curiosidade pela pesquisa e docência. Após quase dois anos de maturar a ideia, percebi que apenas clinicar não seria o bastante para me sentir totalmente realizada, e resolvi enfrentar a vida no “stricto sensu”. Apesar do desafio de deixar temporariamente os atendimentos na clínica particular de ortodontia, a oportunidade de estudar em profundidade uma área apaixonante e complexa me fez sentir desde o início do programa que estava exatamente no lugar em que deveria estar.

Tive a honra de me somar ao grupo de pesquisa orientado pelo Prof. Leonardo Bonjardim e a uma equipe de pós-graduandos brilhantes, com quem tive a sorte de caminhar durante o programa. A ideia do meu estudo surgiu ao longo do meu mestrado, motivada pelo desejo de compreender melhor a característica intrigante da dor referida, comum no diagnóstico clínico de pacientes com DTM. O objetivo inicial foi verificar se a presença da dor referida poderia estar associada negativamente ao contexto biopsicossocial de vida dessa população. Atualmente, a análise estatística dos dados está em fase de avaliação, enquanto outros componentes complementares estão sendo discutidos para refinar ainda mais a compreensão da influência deste fenômeno nos parâmetros clínicos, psicossociais e psicofísicos.

Entre os diversos desafios enfrentados durante o mestrado, um paradigma particularmente difícil de assimilar foi entender a ciência além dos valores de significância estatística de p. A área da dor é complexa, com inúmeras variáveis a serem consideradas na realização de um estudo aplicável na prática clínica. Talvez essa dificuldade seja o que mais me encanta e motiva a aprofundar ainda mais meus estudos nessa especialidade essencial para odontologia
WhatsApp Image 2024-07-19 at 13.08.28.jpeg

Beatriz Amaral de Lima Netto

Minicurrículo

Graduada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (FOB).
Especialista em Ortodontia pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC).
Mestranda em Biologia Oral pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP).
Especializando em DTM e Dor Orofacial pelo Instituto de Ensino Odontológico de Bauru (IEO). 

 
Contato Social

E-mail:
beatrizlimanetto@gmail.com   @beatrizlimanetto