Novidades da Ciência

Music Modulates Awake Bruxism in Chronic Painful Temporomandibular Disorders

Resenha escrita por: Giovana Fernandes

Embora a primeira linha de tratamento da disfunção temporomandibular (DTM) seja orientar os pacientes a evitar qualquer comportamento oral potencialmente danoso, com frequência, o bruxismo em vigília (BV) é dificilmente percebido pelo paciente. Portanto, devido à relação entre estresse e BV, é plausível supor que estratégias que reduzem o estresse podem também reduzir o BV. 

Dessa forma, este estudo foi realizado com o objetivo de determinar se a música modula a atividade dos músculos da mastigação em indivíduos com DTM (mialgia) crônica (>6meses). Para isso, foram recrutadas 14 mulheres com DTM, diagnosticadas com mialgia de acordo com os critérios do Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders. As 14 voluntárias do estudo foram pareadas por idade com outras 15 voluntárias saudáveis. A atividade eletromiográfica (EMG) foi registrada no músculo masseter direito durante sessão com um protocolo guiado de música, que incluía três blocos de músicas (estressante, relaxante e a favorita dos participantes) e um bloco sem música, tendo cada bloco duração de 15 minutos.  Durante o protocolo guiado de música, foram medidos: o esforço motor do masseter direito em relação à máxima contração voluntária (EMGtotal), o esforço muscular para manter a posição postural de repouso (EMGpostural) e o esforço muscular da duração e frequência dos episódios de BV espontâneo (EMGbruxismo) (1). 

Os resultados mostraram que o protocolo guiado de música influenciou o EMGtotal e EMGpostural em ambos os grupos: mulheres com DTM/mialgia e mulheres saudáveis. Especificamente, a música relaxante e a música favorita induziram uma diminuição significativa em EMGtotal e EMGpostural. Por outro lado, a música estressante estava significativamente associada a um aumento nos mesmos parâmetros. Por último, o protocolo guiado de música afetou somente o EMGbruxismo do grupo de mulheres com mialgia crônica. A frequência e a duração dos episódios também não foram afetadas. Sendo assim, houve uma diminuição na EMGbruxismo durante o toque da música favorita e um aumento durante a música estressante, sendo ambas as alterações estatística e clinicamente significativas quando a música favorita e a estressante estavam associadas a mudança relativa >40% do EMGbruxismo em comparação ao bloco sem música (1).

O fato do protocolo guiado de música alterar somente EMGbruxismo do grupo com DTM foi especulado pelos autores. Eles sugeriram que uma possível explicação seria o fato de indivíduos com mialgia crônica apresentarem potencial aumento da atividade cerebral que envolve o processamento emocional (córtex medial pré-frontal, córtex cingular anterior e a amigdala). Dessa forma, indivíduos com DTM poderiam ser mais sensíveis emocionalmente à música (2, 3)

Os resultados deste estudo corroboram estudo prévio dos mesmos autores que usaram um design experimental similar e mostraram que a música modulou o BV em indivíduos saudáveis com alta frequência de comportamento orais. Em contraste ao presente estudo, o protocolo guiado de música não afetou o esforço motor do masseter durante os episódios de BV em indivíduos saudáveis (4). 

Os autores concluíram que o protocolo guiado de música influencia na atividade do masseter em indivíduos com BV e DTM crônica: música altamente dissonante e estressante aumenta a força motora do masseter durante o episódio de BV, enquanto músicas relaxantes e favoritas a diminuem. Assim, os autores sugerem que o protocolo guiado de música pode apresentar efeitos positivos em pacientes com DTM e pode vir a ser um promissor componente no tratamento multimodal da DTM crônica, desde que músicas adequadas sejam selecionadas. Entretanto, os mecanismos da modulação da música na força dos músculos da mastigação são desconhecidos e o impacto do protocolo guiado de música na dor por DTM deveria ser estudado (1).

Referências:

1. Imbriglio TV, Moayedi M, Freeman VB, Tenenbaum HC, Thaut M, Cioffi I. Music Modulates Awake Bruxism in Chronic Painful Temporomandibular Disorders. Headache. 2020 Nov;60(10):2389-2405. doi: 10.1111/head.13971.

2. Weissmam-Fogel I, Moayedi M, Tenenbaum HC, Golberg MB, Freeman BV, Davis KD. Abnormal cortical activity in patients with temporomandibular disorders evoked by cognitive and emotional tasks. Pain. 2011;152:384-396    

3. Giovannelli F, Banfi C, Borgheresi A, et al. The effect of music on corticospinal excitability is related to perceived emotion: A transcranial magnetic stimulation study. Cortex. 2013;49:702-710

4. Cioffi I, Sobhani M, Tenenbaum HC, Howard A, Freeman BV, Thaut M. Modulation of jaw muscle motor response and wake- time parafunctional tooth clenching with music. J Oral Facial Pain Headache.2018;32:167-177.
Giovana - Giovana Fernandes.jpg

Giovana Fernandes

  • Graduação em Odontologia (UNESP – FOAr)
  • Mestrado em Reabilitação Oral (UNESP – FOAr)
  • Doutorado em Reabilitação Oral (UNESP – FOAr) em colaboração com Academic Center for Dentistry Amsterdam
  • Pós – doutorado em Odontologia
  • Docente do curso de Odontologia do Centro Universitário Central Paulista
Email: giovana_fernandes@hotmail.com        
Instagram: @dra.giovanafernandes